2020-01-17

Angolanos escolhem «IVA» como PALAVRA DO ANO® 2019

O anúncio do resultado da votação foi feito nas instalações da Plural Editores.

Partilhar:

Após vários adiamentos, o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) entrou em vigor em Angola, em outubro de 2019. A medida gerou contestação e, talvez por isso, não passou em branco:  «IVA»  é mesmo a  PALAVRA DO ANO®  2019, com 40% dos votos dos angolanos, sucedendo a «esperança», «exoneração» e «crise», as palavras vencedoras de 2018, 2017 e 2016, respetivamente.

 

A votação decorreu durante todo o mês de dezembro em  www.palavradoano.co.ao  e o anúncio dos resultados foi feito esta tarde, nas instalações da Plural Editores, em Luanda.

A segunda classificada foi «resiliência» (31%), refletindo a atitude positiva dos angolanos que procuram ultrapassar as adversidades do dia a dia. Em terceiro lugar ficou «marimbondo» (14%), palavra que designa uma espécie de vespa, mas que foi utilizada pelo Presidente de Angola, João Lourenço, para se dirigir à oposição, retratando-a como algo nefasto. A classificação completa das dez candidatas foi:
 

IVA 40%
resiliência - 31%
marimbondo - 14%
ambiente - 6%
futuro - 3%
seca - 2%
contraproducente - 1%
equidade - 1%
peculato - 1%
reescalonamento - 1%
 

A PALAVRA DO ANO® Angola é uma iniciativa da Porto Editora e da sua subsidiária,  Plural Editores Angola,  com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e tem como principal objetivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida.

A lista de palavras candidatas a PALAVRA DO ANO® é produto do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levado a cabo pela Plural Editores Angola, através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação e redes sociais como no registo de consultas online e mobile dos dicionários da Porto Editora, tendo em consideração também as sugestões dos angolanos através do site  www.palavradoano.co.ao.

Arrancam, agora, os trabalhos que conduzirão à definição das 10 palavras candidatas a PALAVRA DO ANO® 2020.