2016-12-05

Chegou o momento de escolher a PALAVRA DO ANO 2016

Angolanos irão escolher pela primeira vez a PALAVRA DO ANO através do site www.palavradoano.co.ao.

Partilhar:

A iniciativa da responsabilidade da Plural Editores, levada a cabo com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, entra numa fase decisiva. Até 31 de Dezembro, através do site www.palavradoano.co.ao, os angolanos podem votar na PALAVRA DO ANO® com base na seguinte lista de candidatas:

candando Este termo, com origem no quimbundo kandandu, significa abraço e foi recentemente adoptado como marca por uma nova cadeia de hipermercados.


crise A crise económica e financeira que o país atravessa, agravada pela baixa do preço do petróleo no mercado internacional, foi um tema inevitável ao longo do ano.


diversificação
A diversificação da economia, muito dependente dos dividendos do petróleo, tem sido apontada como a principal medida para superar a queda nas receitas e ultrapassar a crise.


esperança
Num contexto de crise social e económica, a esperança é o sentimento por trás da coragem e optimismo com que os angolanos encaram o futuro.


kamba
Usado para designar aquele que é amigo, companheiro, este termo ganhou relevância num contexto social em que o espírito de entreajuda faz a diferença.


kandengue
Por eles se enfrentam as dificuldades e é neles, nos mais novos, que se deposita a esperança da nação.

kínguila
Assim são denominadas as mulheres que transaccionam divisas estrangeiras ao preço do momento, sem taxas ou perguntas, nas ruas das cidades, fruto da acentuada desvalorização do kwanza.


kixiquila
Os grandes desafios económicos com que se debatem as pessoas, popularizaram esta prática informal de poupança partilhada, em que o acumulado de cada mês é rotativamente entregue a cada um dos participantes.


liberdade
A liberdade, em especial a de expressão, foi dos valores mais demandados em diferentes manifestações e incidentes ao longo deste ano.


paz
14 anos volvidos desde a assinatura do Memorando do Luena e dos acordos de paz e de reconciliação nacional, o desejo de paz continua bem presente na mente dos angolanos.

A lista de palavras candidatas a PALAVRA DO ANO® é produto do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa levado a cabo pela Plural Editores Angola, através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação como nas redes sociais, tendo em consideração também as sugestões dos angolanos através do site www.palavradoano.co.ao.

A PALAVRA DO ANO® é uma iniciativa da Plural Editores, com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, que tem como principal objetivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK