2017-01-18

“Crise” eleita PALAVRA DO ANO® 2016

Angolanos elegeram pela primeira vez PALAVRA DO ANO®.

Partilhar:

A Plural Editores Angola anunciou hoje a PALAVRA DO ANO® 2016 eleita pelos angolanos:
"crise"

O vocábulo "crise" foi eleito com 31% dos votos, seguido por "candando" (22%) e kixiquila (12%). Os resultados obtidos pelas 10 palavras candidatas nesta edição foram:
crise31%
Candando22%
Kixiquila12%
Esperança10%
Liberdade6%
Paz6%
Diversificação4%
Kandengue4%
Kamba3%
Kinguila3%


A palavra "crise" marcou o ano de 2016 pela crise económica e financeira que o país atravessa, agravada pela baixa do preço do petróleo no mercado internacional.

No Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, disponível gratuitamente em www.infopedia.pt, a palavra "crise " apresenta-se da seguinte forma:

crise

cri.se'kriz(¿)

nome feminino

1. MEDICINA alteração repentina no estado de saúde de alguém aparentemente saudável ou agravamento súbito de uma doença crónica

2. manifestação súbita e intensa de natureza emocional ou nervosa; acesso; ataque

3. ECONOMIA redução do crescimento de uma economia, geralmente conduzindo a aumento do desemprego, desequilíbrio da balança comercial, empobrecimento, etc.

4. momento de impasse ou de perturbação na evolução de um fenómeno ou de uma situação

5. contexto de perigo, tensão ou conflito

6. fase de rutura em relação a hábitos ou crenças até aí adotados

7. carência de algo; escassez

8. problema

A lista de palavras candidatas a PALAVRA DO ANO® é produto do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa levado a cabo pela Plural Editores Angola, através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação como nas redes sociais, tendo em consideração também as sugestões dos angolanos através do site www.palavradoano.co.ao.

A PALAVRA DO ANO® é uma iniciativa da Plural Editores Angola e tem como principal objetivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida.

A partir de agora, inicia-se o trabalho que conduzirá à definição das 10 palavras candidatas a PALAVRA DO ANO® 2017.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK