2018-01-30

“Exoneração” é a PALAVRA DO ANO® 2017 em Angola

Escolha dos angolanos foi anunciada hoje, em cerimónia realizada em Luanda.

Partilhar:

Os resultados foram inequívocos: 40% dos angolanos escolheram “exoneração” como PALAVRA DO ANO® 2017 em Angola, sucedendo assim a “crise”, a vencedora de 2016.

A eleição desta palavra é compreensível à luz dos acontecimentos que têm marcado a agenda desde a eleição de João Lourenço, o que explicará também a votação dada à palavra “mudança”, com 21% dos votos.

Os resultados completos são:

Palavra

Percentagem

exoneração

40%

mudança

21%

divisas

18%

eleições

7%

professor

4%

micha

3%

candongueiro

2%

barragem

2%

kaluanda

2%

maka

1%


A PALAVRA DO ANO® é uma iniciativa da Plural Editores, com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, que tem como principal objectivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida.

A lista de palavras candidatas a PALAVRA DO ANO® é produto do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levado a cabo pela Plural Editores, em Angola, através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação e redes sociais como no registo de consultas online e mobile dos dicionários da Porto Editora, tendo em consideração também as sugestões dos angolanos através do site www.palavradoano.co.ao.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK