2022-01-07

Angolanos elegem «zungueira» como PALAVRA DO ANO® 2021

Plural Editores Angola divulga o resultado da votação que decorreu em dezembro em www.palavradoano.co.ao

Partilhar:

Ao longo de 2021, as vendedoras ambulantes demonstraram o seu descontentamento, queixando-se de perseguição e do modo de atuação dos fiscais, e «zungueira» acabou mesmo por ser escolhida pelos angolanos como PALAVRA DO ANO® 2021, com 28,5% da votação.

Em segundo lugar, «lixo» arrecadou 22,7% dos votos, demonstrando a preocupação da população com os riscos para a saúde pública que resultam dos vários meses sem recolha de lixo em Luanda.

Com 13,6%, a terceira classificada é a palavra «crime», refletindo o sentimento de insegurança dos angolanos com o aumento da taxa de criminalidade e da violência.

Além das três palavras que ocupam o pódio, houve mais sete vocábulos que estiveram em votação ao longo do mês de dezembro em www.palavradoano.co.ao:

 

Zungueira      28,5%
Lixo                22,7%
Crime             13,6 %
Cesta básica  12,7%
Vacina            9,7%
Manifestação 4,3%
Inflação          4,2%
Agricultura     2,3%
Seca               1,6%
Privatização   0,6%

 

Pelo sexto ano consecutivo, a PALAVRA DO ANO® Angola, iniciativa da Porto Editora e da sua subsidiária, Plural Editores Angola, com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, leva a votação as palavras que sintetizam os acontecimentos mais marcantes do país. Nas edições anteriores, os angolanos escolheram os vocábulos «pandemia» (2020), «IVA» (2019), «esperança» (2018) «exoneração» (2017) e «crise» (2016).

O principal objetivo desta iniciativa é sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras. Arranca agora o período de análise e observação que levará à definição das dez candidatas a PALAVRA DO ANO® 2022.