2019-02-08

“Esperança” é a PALAVRA DO ANO® 2018

Escolha dos angolanos foi anunciada hoje, no Centro Cultural Português, em Luanda.

Partilhar:

Os angolanos votaram e não há margem para dúvidas: “esperança” é a PALAVRA DO ANO® 2018, alcançando 33% dos votos e sucedendo assim a “crise” e “exoneração”, as vencedoras de 2016 e 2017, respetivamente.



Este resultado espelha o otimismo que acompanha desde sempre o povo angolano, depositando confiança na melhoria das condições do país. As segunda e terceira classificadas também refletem esta atitude positiva relativamente ao futuro de Angola: “repatriamento” refere-se à aprovação, pelo parlamento angolano, da proposta de lei de repatriamento de capitais, que visa a recuperação parcial do património de origem nacional existente no estrangeiro, e “mudança” – que já figurava nas dez finalistas da edição anterior – prende-se com as transformações que têm ocorrido desde a tomada de posse do Presidente da República, João Lourenço, em setembro de 2017.

O anúncio foi feito ao final da tarde de hoje, no Camões – Centro Cultural Português, em Luanda, e os resultados das dez palavras candidatas são:

esperança33%
repatriamento25%
mudança  13%
resgate11%
justiça 9%
autarquias6%
melhorar 5%
câmbio4%
investimento 3%
cidadania1%


A PALAVRA DO ANO® é uma iniciativa da Plural Editores, com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, que tem como principal objetivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida.

A lista de palavras candidatas a PALAVRA DO ANO® é produto do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levado a cabo pela Plural Editores Angola, através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação e redes sociais como no registo de consultas online e mobile dos dicionários da Porto Editora, tendo em consideração também as sugestões dos angolanos através do site www.palavradoano.co.ao.

A partir de agora, inicia-se o trabalho que conduzirá à definição das 10 palavras candidatas a PALAVRA DO ANO® 2019.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK